terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Mentes Insaciáveis - sobre transtornos alimentares


Este livro de Ana Beatriz Barbosa Silva fala sobre transtornos alimentares como anorexia, bulimia, compulsão alimentar, obesidade e etc.

Do ponto de vista psicológico, a autora apresenta essas doenças que são comuns, principalmente nas meninas, e que infelizmente não é debatido e percebido na sociedade.

Não concordo 100% do seu ponto de vista no início do livro, sobre o que leva as meninas a buscarem métodos não saudáveis para emagrecer. Sobre a mídia televisiva e impressa serem as maiores vilãs dessas decisões precipitadas. Acredito, em minha opinião, que há diversos outros motivos e que a mídia é apenas um fator, não um princípio.

Eu, pessoalmente, tive TA numa fase da minha vida e o que me levou a isso foram fatores que aconteciam próximo a mim (não a mídia). Por exemplo: sofrer assédio quando criança, ouvir comentários como "que sorte você tem coxas grossas" (como se fosse uma qualidade), e, finalmente, ter uma mãe a te criticar e controlar.

Obviamente que agradeço a preocupação da minha mãe, pois, se não fosse ela hoje eu seria obesa. Sim, desde criança fiz reeducação alimentar e sempre pratiquei esportes.

Os comentários, principalmente dos familiares, me fizeram tomar uma decisão drástica: parar de comer e fazer muitos exercícios. O meu pai, cuja família não tem tendência a engordar, sempre criticou pessoas fora do peso normal. Ele tem essa imagem de que todos deveriam ser magros. Isso mostra sua ignorância sobre genética.

Bom, nesta época eu emagreci 10kg em um mês. Tinha medo de desmaiar no caminho do colégio. E desenvolvi vício em cigarro, paralelamente. O vício me fez perder o apetite e a fome. Também não praticava exercícios, obviamente. Pois se praticasse, deveria comer normal.

A boa notícia é que parei de fumar há mais de 5 anos e, por conta disso, engordei muito. Hoje faço acompanhamento com uma nutricionista e faço academia.

Enfim. Voltando ao livro...

A autora quebra vários paradigmas. E, por este motivo, eu recomendo a leitura para as pessoas que querem emagrecer. Muitas anas (anoréxicas) e mias (bulímicas), acreditam em vários mitos. E também muitas delas tem consciência do que fazem, mas fazem mesmo assim, atrás de um corpo perfeito em curto prazo.

Ana Beatriz lista várias doenças que podem vir com a anorexia e a bulimia, como consequência. Há vários tópicos também sobre os transtornos que são temporários (aqueles que chegam perto do verão, ou perto da formatura e etc). Além disso, sobre a compulsão alimentar. O que leva uma pessoa a ingerir uma quantidade muito alta de calorias - ela lista os vários motivos.

Entender esses motivos é que é muito importante para quem sofre desses transtornos, pois fica mais fácil de evitá-los, ou de buscar meios para evitá-los.

Mas o assunto que eu achei muitíssimo importante neste livro (que aparece já no final), é a questão da obesidade infantil. Primeiro ela argumenta sobre a obesidade ser uma doença e também explica que nem sempre pessoas muito magras são anoréxicas e nem que pessoas gordas não são saudáveis. Antes de tudo existe uma questão genética, além de doenças físicas que te fazem emagrecer ou engordar, como a tireoide, por exemplo.

Ela explica a importância de uma criança ter hábitos saudáveis desde cedo, e como os pais devem estar presentes neste processo. Acontece algo dentro do nosso organismo que, quando consumimos muita quantidade calórica na infância (quando as células ainda estão se formando), há uma probabilidade de uma produção maior que a normal, de células que retem gordura. Isso significa que muito provavelmente, uma criança obesa, será obesa pro resto da vida e terá muitas dificuldades em emagrecer, além de ter muito cedo problemas de colesterol e diabetes.

Acho esse assunto extremamente importante. Observo muito as pessoas ao meu redor e fico muito triste quando vejo uma criança obesa (com pais igualmente obesos) incentivando um hábito que pode custar a vida.

É um livro interessantíssimo, muito fácil de ler, muito acessível a todos os leitores. Contem perguntas e respostas, ou seja, muito didático.

Nenhum comentário: