segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O Galo da Madrugada

Este texto foi originalmente escrito para ser publicado no blog do Aguinaldo Silva Digital (o que infelizmente, não aconteceu).
O texto foi escrito na madrugada do dia 14/02/2015.

Galo da Madrugada de 2015 na Ponte Duarte Coelho (14/02/15) - Acervo Pessoal

Um galo normal faz cocoricó acordando os que ainda não despertaram. Mas o exibido Galo de 27 metros de altura canta um hino pra chamar bem cedo os foliões e começar o maior bloco de carnaval do mundo. E sabemos em que voz e ritmo esse galo costuma cantar aos nossos ouvidos:
“Ei pessoal, vem moçada.
O carnaval começa no Galo da Madrugada...”

Já dá pra sentir a grandiosidade do Galo da Madrugada desde a sua montagem: centenas de pessoas (foliões, turistas e trabalhadores) passam pela Ponte Duarte Coelho tirando fotos e selfies com o grande protagonista (de 33 toneladas) do carnaval. Uma agitação que dura o carnaval inteiro.

Não esquecendo também de todo tipo de comerciante vendendo água, cerveja, óculos de sol, “lambe-lambe” e artigos de fantasias; uma oportunidade de lucro que ninguém sabe quanto tempo vai durar.

Visto da Ponte de Ferro, o galo pareceu alheio a todas as fotos que estava sendo alvo - exibido e ansioso para hoje, seu grande dia. Esse ano ele está mais elegante do que nunca, vestindo fraque em amarelo e preto, tocando saxofone e com sombrinhas de frevo em sua crista. Sombrinhas essas que rodam com a brisa do Rio Capibaribe.

Mas no Galo da Madrugada não só tem o galo gigante. Tem também os gigantes bonecos de Olinda. E muito mais do que as atrações musicais dos trios elétricos, temos fantasias caprichadas e figuras pitorescas que nunca perdeu uma edição do bloco e cumpre bem o papel voluntário de divertir a multidão.

E se “...o carnaval começa no Galo da Madrugada”, os últimos versos da poesia de José Honório terminam assim:
“(...) Se para uns basta o Galo
Pra muita gente é o começo”.

Nenhum comentário: