terça-feira, 19 de março de 2013

A Megera Domada - William Shakespeare

Conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se submeter aos homens em função do casamento. Com sua língua ferina, afasta todos os pretendentes, deixando desesperada sua irmã Bianca que precisa esperar a a irmã se casar para poder também escolher um pretendente. Até que surge Petrucchio, um grosseirão disposto a tudo para conquistar o dote de Catarina. Cheia de reviravoltas, a peça discute amor e casamento, tornando a obra atual até hoje.


Nunca pensei em ler uma peça, porque não gosto de ler diálogos. No começo achei chato e abandonei a leitura (isso há 2 anos mais ou menos), e retomei este ano e vi que estava errada. Foi muito gostoso ler os diálogos, as personalidades, as confusões e a malandragem de alguns personagens. A Megera Domada é uma comédia que não se pode deixar passar. Tem seu valor porque trata de algumas questões de época, mas também muito atuais nos dias de hoje. O feminismo e o machismo estão intrínsecos nesta obra de William Shakespeare. A obra foi adaptada de uma antiga comédia de autor desconhecido. Alguns críticos afirmam que Shakespeare teve um colaborador na elaboração deste seu trabalho teatral. A peça já começa com muito humor: A introdução se passa numa taverna. Um nobre passa por um bar e vê um bêbado dormindo no chão. O nobre leva o bêbado (que se chama Sly) para a sua mansão e trama junto com seus criados, de fazer o bêbado a acreditar que é da nobreza e que dormiu por 15 anos! O vestem com roupas chiques e o leva ao teatro para assistir “A Megera Domada”. 

Personagens: um nobre, Cristóvão Sly (caldeireiro), hoteleira, pajem, atores, caçadores e criados, Batista (rico gentil-homem de Pádua), Vicêncio (velho gentil-homem de Pisa) Lucêncio - filho de Vicêncio, apaixonado de Bianca, Petrucchio - gentil-homem de Verona, pretendente de Catarina, Grêmio, Hortêncio, Trânio, Biondello, Grúmio, Curtis, um professor (preparado para fazer o papel de Vicêncio), Catarina (a megera), Bianca, Viúva, alfaiate, logista e criados (a serviço de Batista e de Petrucchio).


A Megera Domada conta a história da luta pela mão de Bianca, uma jovem bonita e delicada, que é cobiçada pelos homens da cidade. Mas Batista, seu pai, impôs que Bianca só se casaria se, sua irmã Catarina, se casasse primeiro pois ela é mais velha. Mas nenhum homem quer Catarina porque ela é grossa, osso duro de roer e chamada de "louca varrida". Sim, a própria megera!
Chega Petrucchio na cidade, ele será o pretendente de Catarina. Ele está além da grosseria de Catarina, e vai oferecer de tudo para que Batista aceite o casamento entre os dois, mesmo sendo contra a decisão da megera. 
Essa trama vai desenrolar com trocas de personagens: Trânio se veste de Lucêncio e Lucêncio de Trânio, só para que Lucêncio conquiste o coração de Bianca, e levar vantagem em relação aos outros pretendentes. Já que Batista tinha sua preferência e é persuadido a entregar a filha ao pretendente mais rico.

O desenvolvimento do enredo é repleto de bom humor, ambição e trapaças. O fechamento é o melhor de todos e é o que dá nome à obra. A crítica, feita por Shakespeare, se tornou muito acentuosa neste ponto:

SPOILER: Na festa do casamento de Bianca, os homens se juntam todos e fazem uma aposta para testar a obediência das mulheres e é aí que Catarina se revela, como uma esposa subserviente e humilde, enquanto Bianca não atende o chamado do marido. Petrucchio ganha a aposta. A megera foi domada.

Onde ler: Ebook (pdf), PDF (sem numeração de página), UFRGS (formato interessante)



Série animada adaptada por Leon Garfield: Parte 1, Parte 2, Parte 3:




Escrito originalmente em 16/02/13

Um comentário:

Monique Químbely disse...

Sou até curiosa para ler algo de Shakespeare, mas tenho receio, justamente pelo motivo que vc abandonou a leitura. Mas, se eu puder, vou arriscar.
Bjss