sexta-feira, 28 de maio de 2010

Gmork (lobisomem para Atreiú)

- Tinham perdido a esperança. Isso torna as pessoas fracas. O Nada as atrai irresistivelmente e nenhuma delas consegue resistir durante muito tempo.

- Quando entram no Nada (habitantes de Fantasia), ele se apodera de vocês. Passam a ser como uma doença contagiosa, que cega os homens, tornando-os incapazes de distinguir entre aparência e a realidade. Sabe o nome que eles dão a vocês? Mentiras!

- Você me pergunta como vai ser lá nesse mundo? Mas o que é você aqui? Que são todos vocês, seres de Fantasia? Figuras de sonho, invenções do reino da poesia, personagens de uma História Sem Fim! Você se julga real, filhinho? Pois bem, aqui, neste mundo, você é. Mas, se entrar no Nada, deixa de existir. Você se tornará irreconhecível. Passará a existir num outro mundo. Nesse mundo, vocês deixam de ser aquilo que eram. Levam ao mundo dos homens a cegueira e a ilusão. Sabe o que aconteceu a todos os habitantes da Cidade-Fantasma que se lançaram no Nada, filhinho? Transformaram-se em desvarios da mente humana, em imagens geradas pelo medo, quando, na realidade, não há nada a temer, em desejo de coisas que os tornam doentes, em idéias de desespero quando há razões para desesperar.

- É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo, aumentam a torrente de mentiras que cai ininterruptamente em seu mundo... essa torrente de seres desfigurados, tão diferentes do que eram em Fantasia, e que são obrigados a levar, no mundo dos homens, uma existência de cadáveres vivos, envenenando a alma dos homens com seu odor putrefato. Os homens nao sabem disso. Não é divertido?
Vocês têm poder sobre eles. E nada tem mais poder sobre o homem do que a mentira. Porque os homens vivem de idéias. E as idéias podem ser dirigidas. Esse poder é o único que conta. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de Fantasia, fazem-se grandes negocios no mundo dos homens, desencandeiam-se guerras, fundam-se impérios... Há também uma quantidade de pobres tontos que, naturalmente, se julggam muito inteligentes e pensam servir à verdade, e não encontram nada de melhor para fazer do que dissuadir as crianças da existência de Fantasia.

Michael Ende

3 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Por acaso isso é um trecho da História sem Fim? Esse book é real? Eu preciso dele. Conte-me já!

Paty L. disse...

É sim da História sem Fim de Michael Ende!
Tenho o livro da edição mais recente.

Douglas Ibanez disse...

AAAAAAAAAAAAAH!!
Você está fazendo maldade!
Eu quero ler esse livrooo!!!
Eusempre amei Fantasia.. eu queria morar lá quando eu via os filmes.. hauahauhaua
e eu sempre fui louco para ter aquele cachorro/dragão.. sério.
Sem contar que eu queria o livro igual ao do filme, com aquele simbolo da cobras se entrelaçando.. AAAAAAAAAAH QUE SAUDADE DESSE FILME! Preciso ver urgentemente!! Faz tanto tempo que não passam... vou alugar! HUAHA

Bjooo